Webdouro

Crie já a sua conta no Google Shopping

A importância de ter conta no google Shopping

O google shopping é mais uma ferramenta google inventada por Craig Nevill-Manning, com o objectivo de fornecer o serviço que permite ao utilizador adicionar os produtos do seu site para os seus clientes de forma mais prática e acessível.

Esta funcionalidade for permite agregar ainda mais valor à experiência de consumo dos seus utilizadores.

Desta forma o Google Shopping é caracterizado como uma montra dos seus produtos mas online.

Dependendo da pesquisa feita, os produtos do Google Shopping aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa.

Além disso, o Google Shopping possui uma página própria, e também é um local onde existem muita procura de produtos, por categoria, marca ou campos de pesquisa mais específica.

Os utilizadores ao fazer uma pesquisar no browser, vai aparecer primeiro os resultados do Google Shopping e depois os link dos anúncios. Informação esta que dispões da foto do produto, título e preço do produto, além da loja que está a vender o produto online.

Caso o utilizador clique em "resultado no Google Shopping (para um determinado produto)", abre uma página completa do Google Shopping com os produtos mais detalhados e possibilidades de filtros.

Desta forma está funcionalidade do Google Shopping é uma vantagem para as lojas online, contudo é uma plataforma que necessita de configurar com uma conta google (de preferência uma conta Gmail para a sua empresa), e de seguida necessita de criar conta no google merchant center e integrar o seu registo com o google Adwords.

Na conta Adwords necessita configurar a campanha e definir valores dos lances e o seu orçamentos. Importa referir que os anúncios não são exibidos com base em palavras-chave. As variáveis determinantes são os atributos dos produtos introduzidos.

Daí a importância da informação detalhada dos produtos fornecidos ao google shopping, logo mais detalhes mais correspondência com as pesquisas feitas pelo seu público.

Na Lojas Online as informações para os atributos nos produtos são:

  • Identificação exclusiva dos produtos (SKU);
  • Nomes dos produtos
  • Descrições dos produtos
  • Páginas de destino na loja
  • URLs das imagens principais e adicionais
  • Disponibilidade dos produtos
  • Data limite de exibição do produto
  • Preços promocionais
  • Parcelamentos
  • Medidas e dimensões
  • Categorias dos produtos definidas pelo google e por si
  • Nome da marca, etc.

Quais os maiores benefícios do Google Shopping para as empresas?

Mais tráfego na sua loja online

Naturalmente como os resultados do Google Shopping são os primeiros a serem exibidos nos resultados de busca, é natural que atraiam um maior interesse do público.

A taxa de cliques tende a ser maior do que os anúncios de texto porque os mais atrativos para os consumidores também, são os maiores e com imagem.

Os utilizadores têm acesso, à informação como o preço e imagem, fatores estes que influenciam na sua escolha e basta um clique e comprar.

Leads mais qualificados

As pessoas que pesquisam por algum produto no Google e analisam as opções do google shopping promove é porque já estão em fase de estágios mais avançados do funil de vendas.

Nesta fase as pessoas ao pesquisarem um produto precisam de pouca informação para seguir com a intenção de compra. Ou seja, o consumidor ao ter acesso a informação disponibilizada pode facilmente tomar a decisão com base se produto corresponde ou não às suas expectativas.

Mais Conversões com o Google Shopping

As vendas estão a um passo de se concretizarem, por via do Google Shopping. Tendo em conta as condições do produto, está próximo de converter o desejo em compra.

Nesta fase também importa a apenas as características mais próprias da seu loja online, como experiência do utilizador, meios de pagamentos, formas de envio, passos do check-out podem ou não dificultar a aquisição de novos clientes.

Maior presença nas pesquisas

Uma das características do Google Shopping é os anúncios podem aparecer em simultâneo com os links patrocinados da sua empresa.

Desta forma se as duas campanhas forem relevantes, com lances ajustados, configurações bem definidas os anúncios podem aparecer ao mesmo tempo.

Assim o seu site ganha mais visibilidade e atrai mais cliques.

Monitorização detalhada da performance dos seus produtos

Outro recursos importante do Google Shopping são s relatórios de análise de desempenho.

Este são eficientes e detalhados, tal como qual a(s) categoria (s) de produto (s), técnicas ou marcas que geram mais cliques e conversões.

Contudo estes parâmetros de atribuições dos produtos também servem como categorias de análise.

Marca Web

Inovamos com tecnologia e criatividade! Desenvolvemos soluções web e estratégias de marketing digital à medida.

Miranda do Douro
Portugal

10.00h às 18:00